domingo, 23 de agosto de 2015

Imigrantes Poloneses

Em outras postagens aqui no blog já mencionamos como o Brasil tem uma diversidade cultural imensa por recebermos imigrantes de todo o mundo, nesta postagem sobre a Polônia o objetivo é vocês conseguirem compreender o motivo que os fez imigrarem para o Brasil, além disso servirá também como uma reflexão dos demais povos que imigraram pelos mesmos motivos dos Poloneses, e também devem considerar a cultura incrível que deixaram para nós Brasileiros.

1914 Primeira Guerra Mundial

Devido a invasão do Império Russo e Alemão, a Polônia somente conseguiu conquistar sua independência no final da Primeira Guerra Mundial em 1918. Duas décadas depois, em setembro de 1939, a Segunda Guerra Mundial começou com a invasão da Polônia pela Alemanha nazista e a União Soviética. Mais de seis milhões de cidadãos poloneses morreram na guerra e também causou um grande impacto econômico.

Soldados alemães observam cadáveres de cavalarianos poloneses mortos em combate em setembro de 1939
Setembro de 1939, alemães invadindo a Polônia
Imigração

Nos anos 1887-1890, se destina à constituição de núcleos coloniais na região Sul do Brasil para o trabalho nas fazendas de café de São Paulo. A imigração de Poloneses de fato foi em virtude da crise geral provocada pela instabilidade política e econômica, resultado das guerras, e devido a isso deu origem a imigração em massa no Brasil. A imigração polonesa no Brasil foi o movimento migratório ocorrido para o Sul e Sudeste do Brasil. Atualmente, estima-se que haja 1,5 milhão de descendentes de polacos no país. É a segunda maior população de ascendência polonesa no mundo, depois dos Estados Unidos.

Imagem relativa à imigração polonesa no estado do Paraná, Brasil.

Memorial Polonês

Devido a imigração foi inaugurado em 1980 em Curitiba um Memorial da imigração polonesa que é um museu ao ar livre, composto por sete casas construídas com troncos de pinheiros encaixados, típicas da imigração polonesa. As casas abrigam um museu de móveis e utensílios domésticos utilizados pelos imigrantes (como a pipa de azedar repolhos), a capela de Nossa Senhora de Czestochowa, um quiosque para a venda de artesanato e produtos típicos, e espaços para eventos e exposições.
Além desse Ponto Turístico incrível na cidade de Curitiba, que marca a passagem desses imigrantes aqui no Brasil, na Polônia apesar da enorme destruição causada no país pela Segunda Guerra Mundial, a Polônia conseguiu preservar grande parte da sua riqueza cultural. Há no país 14 lugares inscritos na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, além de outros 54 Monumentos Históricos que recebem turistas do mundo inteiro. E atualmente, a Polônia é considerada um país com um desenvolvimento humano muito alto.























Culinária da Polônia
“A culinária da Polônia é rica e substancial”

  • Cogumelos, beterraba, batata e repolho quase todos os pratos vão algum desses ingredientes
  • O requeijão é muito usado em sobremesas como tortas doces ou em qualquer outro prato doce.
  • O vinagre e o limão são usados em sopas e sucos.

A diversidade na culinária polonesa é surpreendente, os ingredientes são comuns, usados até mesmo por nós Brasileiros, porém os poloneses são ousados na culinária e utilizam esses ingredientes em pratos incomuns, o que torna tudo tão incrível!

Receita de Chucrute


 Curiosidade

Quando chegaram, os imigrantes poloneses começaram a desmatar e plantar. O repolho era fartura e era conservado em pipas de madeira ou potes de barro, os quais eram deixados macerando com sal. 


Concluindo, não somente os Poloneses, mais todos os povos imigrantes deixaram uma cultura para nós, e devemos respeitar todas elas, pois somos privilegiados por isso!

0 comentários

Postar um comentário