sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Agência de Turismo Monte Alegre

Tivemos a oportunidade de fazer uma visitação na garagem da Agência de Turismo Monte Alegre, fomos muito bem recebidos pela equipe e essa visitação foi essencial para nós futuros Guias de Turismo, pois conhecemos os ônibus no qual vamos trabalhar e além disso nos contaram a história de como surgiu a Monte Alegre, que alias, é uma história incrível!




Durante a Segunda Guerra, entrou no ramo de transporte de carga com caminhão. Transportava maquinários de São Paulo ao Rio Grande do Sul e retornava com grãos, comércio este que expandiu até 1950. No início dessa década, adquiriu duas jardineiras que faziam a linha entre Laranjal e Capela de São Sebastião. Os passageiros atravessavam a balsa a pé e pegavam outro ônibus que ligava Capela à Piracicaba, tendo início, assim, pela primeira vez, o transporte de passageiros.
No início dos anos 60, Aldano Benetton comprou a linha urbana de Piracicaba, que passou a ser administrada por seus dois irmãos mais novos enquanto ele liquidava os assuntos pendentes em Laranjal Paulista. Em 1963, mudou-se para Piracicaba com a esposa e seus seis filhos, expandindo ainda mais os negócios.

A primeira viagem em grupo foi realizada em 1964 para a cidade de São Paulo a fim de assistir uma peça de teatro.
Foi no início dos anos 70 que comprou a viação Monte Alegre, cujo nome tem origem no transporte de funcionários da antiga Usina Monte Alegre, e que fazia linhas intermunicipais interligando Piracicaba a cidades do centro do estado.
Em 1973, o grupo inaugurou a primeira agência de turismo, adquirindo também o primeiro ônibus para esse padrão, um Mercedes Benz 355 Nielson, 34 lugares com comissária, WC e banco de couro de carneiro. A partir de então nunca mais parou de atuar nesse ramo de atividade e de modernizar nossos ônibus a cada ano.
Com o início das obras da Caterpillar, em 1974, iniciou-se o transporte de funcionários dessa obra e, logo após, dos próprios funcionários da indústria, parceria ainda existente nos dias atuais.
Em 1990, houve uma cisão da empresa e os irmãos José Luiz e Aldano iniciaram o crescimento e a capacitação do negócio com a razão social Agência de Turismo Monte Alegre LTDA, focada na agência de viagens e no fretamento de ônibus para indústrias e turismo.
A década de 90 foi marcada por um crescimento consistente, com a conquista de mais serviços de transporte industrial e o aumento da participação de mercado no ramo de turismo.
Para acompanhar a demanda crescente, foi inaugurada em 2003 uma filial no bairro Unileste, onde se concentra o maior número de indústrias e empresas atendidas pela Monte Alegre. No ano de 2005, o grupo adquiriu a Viação Castur, cuja garagem no extremo oposto da cidade também contribuía na logística atual.
No que se refere às viagens, a agência também foi ampliada com a inauguração de duas novas unidades, além da abertura da empresa Arpino, representante da marca CVC na região.
Em 2007, tendo em vista a criação de um equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental causado por suas atividades, a Monte Alegre conquistou a certificação da ISO 14001, norma internacionalmente reconhecida para Sistemas de Gestão Ambiental (SGA).
Atualmente, a Monte Alegre conta também com a iniciação da 3ª Geração Administrativa da família Benetton, com a participação dos primos Luciano e Paula Benetton nos negócios.


Durante a visitação nos mostraram toda a empresa, a garagem onde os ônibus ficam, o processo de limpeza, também toda a parte de mecânica, abastecimento e como é feito a reutilização da água na empresa, eles fazem a limpeza da água lá mesmo e a reutilizam várias vezes, eles também reaproveitam os pneus e só descartam quando realmente não tem mais condições e ainda assim eles vendem para alguém que vá utilizar, o diesel deles é bem menos poluente que os outros. Depois conhecemos 3 modelos de ônibus; o DD (double deck), G-7 Marcopolo Paradiso 1200 e o ônibus Leito.







Um comentário: