domingo, 18 de outubro de 2015

Aspectos Geográficos de uma cidade do Estado de São Paulo. (Alice)

São Sebastião - SP

http://www.fluxexperiences.com.br/sobre-praias-arenosas/
História: São Sebastião é a cidade mais antiga do Litoral Norte. Outrora, tempos antes do início da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada por índios Tupinambás ao norte e Tupiniquins ao sul, sendo a serra de Boiçucanga - 30 km ao sul de São Sebastião - uma divisa natural das terras das tribos. O município recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou ao largo da Ilha de São Sebastião - hoje Ilhabela - a expedição de Américo Vespúcio: 20 de janeiro de 1502.
A ocupação portuguesa ocorre com o início da História do Brasil, após a divisão do território em Capitanias Hereditárias. Diogo de Unhate, Diogo Dias, João de Abreu, Gonçalo Pedroso e Francisco de Escobar Ortiz foram os sesmeiros que iniciaram a povoação, desenvolvendo o local com agricultura e pesca. Nesta época a região contava com dezenas de engenhos de cana de açúcar, responsáveis por um maior desenvolvimento econômico e a caracterização como núcleo habitacional e político. Isto possibilitou a emancipação político-administrativa de São Sebastião em 16 de março de 1636.
            
Motivos para ir

Além das 36 praias, a cidade tem alguns lugares para visitar, como a Igreja Matriz de São Sebastião, o Museu de Arte Sacra, o Museu do Mar no Balneário dos Trabalhadores, o Convento da Nossa Senhora do Amparo e o Convento Franciscano. O centro da cidade pode ser dividido em duas partes: uma, antiga, o centro histórico, em torno da Igreja matriz, cheia de casas do Brasil Colonial, que hoje abrigam bares, restaurantes, hotéis e repartições públicas. A outra parte, moderna, localiza-se próxima ao mar.
A Rua da Praia, onde está localizada a pista de skate da cidade, que tinha sido considerada a maior do Brasil, com 7.000 m².

Atrativos Naturais


Sítio Arqueológico São Francisco: localizado em meio à Mata Atlântica, a 260 metros de altitude, o sítio arqueológico abriga restos construtivos de uma fazenda de tráfico de escravos. No local ainda há colunas, paredes, escadarias em pedra, terrações com floreiras, muros de contenção ornados com figuras, aquedutos e fornos que, juntamente com fragmentos de faiança, porcelana, cerâmica, cachimbos e demais testemunhos materiais, compõem este impressionante cenário com mais de 200 anos. É uma trilha de nível médio e o percurso dura aproximadamente 4 horas.


Dados Geográficos

  • População estimada 2015: 83.020
  • População 2010: 73.942
  • Área: 403.336 km²
  • Densidade demográfica hab/km²: 185,00
  • Bioma:  Mata Atlântica 
  • Gentílico: Sebastianense
  • Região: Região Sudeste
  • Latitude: 23º 45' 36" S
  • Longitude: 45º 24' 35" W
  • Altitude: 1m
  • Localizado na: Planicie Costeira
  • Hidrografia: Rio Camburi e Oceano Atlântico
  • PIB Municipal (2012): R$ 2.360.264.000 
  • PIB per capita (2012): R$ 21.663,72

http://www.informativodosportos.com.br/projeto-preve-dobrar-area-operacional-do-porto-de-sao-sebastiao/
Porto de São SebastiãoEm meados da década de 1920 o Porto de Santos já apresentava acentuados e constantes congestionamentos. Foi então que se viu a necessidade de se criar um porto próximo que pudesse servir de apoio e teve-se a ideia de construir um porto público no município de São Sebastião. O porto começou a ser construído por iniciativa do governo do estado de São Paulo com concessão federal de 60 anos, entre 1934 a 1994, depois prorrogado para 2007. O contrato de concessão permitiu a construção, aparelhamento e exploração do porto com o objetivo de criar uma alternativa para a prática do comércio exterior e apoio ao Porto de Santos.
As obras se iniciaram em 1934 e finalizaram em 1954, mas as operações portuárias foram iniciadas somente em 1963. A partir de 4 de maio de 1989, criou-se um convênio entre a Secretaria dos Transportes e a Dersa para a administração do Porto de São Sebastião que a assumiu, a partir de 1993, o papel de autoridade portuária em São Sebastião.

http://www.pousadaboraceiabeach.com.br/passeio/trilha-da-reserva-indigena-de-silveira
Reserva Indígena: Na Reserva Indígena Ribeirão Silveira, localizada na praia de Boracéia, as tradições indígenas são passadas de geração em geração. São aproximadamente 400 membros do povo guarani que mantêm a tradição viva através da dança, da música, do artesanato e da agricultura. Ainda na aldeia, é possível vivenciar um passeio na trilha com direito a banho de cachoeira ciceroneado pelos índios.

0 comentários

Postar um comentário