sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Patrimônio Material e Imaterial


A criação do organismo federal de proteção ao patrimônio, ao final dos anos 30, foi confiada a intelectuais e artistas brasileiros ligados ao movimento modernista. Era o início do despertar de uma vontade que datava do século XVII em proteger os monumentos históricos. 

Patrimônio Cultural Material

Patrimônio Cultural Material é um lugar ou algo que faz parte da história do país, por exemplo, em Piracicaba há o Engenho Central, que foi um lugar de muita importância na época do açúcar e do álcool, então ele é material municipal histórico, outro exemplo é o Museu Afro que conserva as artes de influência africana, então ele é material nacional histórico.

Definição de Patrimônio Cultural segundo a Constituição Federal do Brasil

(Art. 216) constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência a identidade ou ação, a memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

I - As formas de expressão
II - Os modos de criar, fazer e viver
III - As criações científicas, artísticas e tecnológicas
IV - As obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados ás manifestações artísticas e culturais
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico

O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

Engenho Central de Piracicaba
(http://semac.piracicaba.sp.gov.br/engenho/?p=409)
Museu Afro - VT São Paulo

Patrimônio Cultural Imaterial

Tanto a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultural (Unesco) quanto o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), definem patrimônio cultural imaterial da seguinte maneira:


- Entende-se por patrimônio cultural imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, junto com instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que
lhes são associados que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

Exemplo de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Carnaval 


Carnaval de 2015 - Carro alegórico da Acadêmicos do Cubango, de Niterói, faz homenagem à herança africana: integrantes pediram o fim do preconceito no país


0 comentários

Postar um comentário