segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Aspectos Arquitetônicos: Art Nouveau, Neo românico e Contemporâneo

Art Nouveau


Josef Maria Olbrich - Hochzeitsturm


As primeiras obras de Ferdinand Hodler eram paisagens
Art Nouveau, ou “Arte Nova” em português, é um estilo artístico que surgiu na França na década de 1890. Espalhou-se pela Europa, Estados Unidos e outros países do mundo, inclusive chegando ao Brasil. Este estilo artístico atingiu vários setores artísticos como, por exemplo, design, arquitetura, artes decorativas, artes gráficas e criação de móveis (arte mobiliária). Este estilo artístico prevaleceu em destaque no mundo das artes até o final da década de 1920.

O primeiro trabalho simbolista de Hodler, A Noite.

Características principais

- Utilização de materiais como, por exemplo, vidro, madeira e cimento.
- Relação com a produção industrial em série. 
- Uso dos conhecimentos físicos e matemáticos.
- Valorização da lógica e do conhecimento racional.
- Valorização de temas ligados à natureza, retratados com linhas em movimento, dando valor às formas.
- A figura feminina é muito retratada nas pinturas e ilustrações.
- Uso de arabescos em ilustrações.
- Uso de cores com tonalidades frias nas pinturas.

Art Nouveau no Brasil

Confeitaria Colombo 1905, Rio de Janeiro
O estilo do Art Nouveau chegou ao Brasil nos primeiros anos da Republica, com o nome de arte floreal, e, como na Europa, exerceu forte influência na arquitetura e nas artes gráficas. 



Artistas importantes da Art Nouveu

- Victor Horta – projetista e arquiteto belga
- Ferdinand Hodler – pintor suíço
- Emile Gallé – designer e artesão francês.
- Alfons Maria Mucha – designer e ilustrador checo.
- August Endell – arquiteto alemão
- Jan Toorop – pintor holandês
- Hector Guimard – arquiteto e desenhista industrial francês
- Antoni Gaudí – arquiteto espanhol.
- Henry van de Velde – projetista, designer e arquiteto belga.
- Gustav Klimt – pintor e desenhista austríaco
- Joseph Olbrich – arquiteto austríaco
- Emilie Flöge – designer austríaca

Curiosidade

(Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona na Espanha)
https://fr.pinterest.com/pin/290200769709959796/
A maior igreja construída em estilo Art Nouveau do mundo é o Templo Expiatório da Sagrada Família, localizado em Barcelona na Espanha. Patrimônio Mundial da Unesco, ela foi projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí. Sua construção teve início em 1882 e até hoje continua inacabada, ela tem atualmente 107 metros de altura e deverá ser finalizada em 2027, quando chegará a 170 metros.


Neo românico



(Fachada da Sé de Lisboa,Portugal)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_neorrom%C3%A2nica

A Idade Média foi um período de ascensão para a arquitetura europeia tendo seu poder centralizado nas mãos da Igreja Católica, maior e mais influente instituição da época, foi fortemente influenciada pela mesma e por suas doutrinas de teocentrismo onde o homem europeu via em Deus o centro de todo o seu universo.
A arquitetura religiosa cristã então dominou a cena arquitetônica da época com suas imensas construções, vidraças coloridas, grandes torres e templos cada vez mais grandiosos, o que marcou um período importante da história da arte.A grandiosidade das igrejas servia como lembrete para o homem medieval de que ele era pequeno diante de Deus. No início as igrejas eram construções simples, com pouca elaboração, feitas de madeira que com o passar do tempo foi substituída pela pedra e carvalho. Já no século X as basílicas romanas passaram a servir de base para a construção de novas igrejas que reutilizavam elementos de suas antigas construções deixando-as ainda mais grandiosas e imponentes. É daí que surge o estilo de arquitetura românico. Dois séculos mais tarde, a partir do estilo românico, surgi o estilo gótico.
O estilo românico dominou a arquitetura europeia na época da Alta Idade Média, entre os séculos XI e XIII.  Como já citado as construções deste estilo faziam uso das antigas construções mais simples para que servissem como base para construções mais imponentes. As características também são comuns às obras deste estilo como:
- O uso de arcos de volta-perfeita
- Interior pouco iluminado
- Pilares muito grossos que sustentavam arcos redondos
- Teto abobadado
- Predominância de linhas horizontais

Tanto os castelos como as Igrejas mostravam-se com um estilo de defesa, paredes grossas e pouca incidência de janelas, construções “pesadas”. Isto ocorria porque as igrejas deveriam servir como proteção contra as forças do mal e os castelos deveriam proteger o povo contra as constantes invasões territoriais que ocorriam na época.

Igrejas em estilo Neo românico:

(Catedral de Marselha, Paris, França)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_neorrom%C3%A2nica

(Igreja de Santa Luzia, Viana do Castelo, Portugal)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_neorrom%C3%A2nica


(Catedral do Principado de Mônaco)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_neorrom%C3%A2nica
Igreja Santa Ifigênia - São Paulo


Curiosidades


(Igreja de Santa Ifigênia, São Paulo,Brasil)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_neorrom%C3%A.
- Foi frequente a mistura entre o neorromânico e o neogótico, os dois estilos medievais por excelência num mesmo edifício.

- O neorromânico foi também o estilo empregado no restauro de edifícios medievais por toda a Europa. Um exemplo é a fachada da Catedral de Speyer, na Alemanha, reconstruída em estilo neorromânico em meados do século XIX.

(Catedral de Speyer, na Alemanha)
www.germanyonstamps.iblogger.or
- Foi particularmente utilizado em edifícios religiosos, mas seu uso em edifícios civis também foi comum. Na Alemanha chegou a ter o status de estilo nacionalista por excelência, sendo muito empregado ao longo da segunda metade do século XIX. Nos Estados Unidos foi um dos estilos preferidos para edifícios públicos como prefeituras e campus universitários.

Contemporâneo

st. mary axe
https://jjabraoarquitetura.wordpress.com/2015/08/06
/dos-conceitos-a-concretizacao-st-mary-axe/
A Revolução Industrial mudou o contexto tecnológico e social da construção e, portanto, os preceitos e objetivos tradicionais da composição arquitetônica perderam validez. Foi aproximadamente a partir de 1840 que os principais artistas e críticos procuraram novas formas de abordar problemas construtivos. No âmbito da tecnologia, o Crystal Palace, de sir Joseph Paxton, um enorme espaço para exposições temporárias construído, em 1851, por ocasião da Exposição Universal de Londres, representou um notável avanço no desenvolvimento da arquitetura contemporânea. Feito com elementos pré-fabricados de aço e vidro, introduziu ao mesmo tempo a consciência de outra forma de beleza, a que se assenta na claridade estrutural e no emprego coerente dos novos materiais.
Duas estruturas, erigidas para a Exposição Internacional de Paris de 1889, mostraram as possibilidades de materiais como o ferro, o vidro e o aço, que eram fabricados maciçamente: a Galeria das Máquinas, obra do arquiteto C.L.F. Dutert e da empresa de engenheiros Contamin, Pierron e Charton, que tem uma distância entre as bases de sustentação de 117 m; a Torre Eiffel, de Alexandre Gustave Eiffel, que, construída em ferro forjado, atinge os 305 m de altura.

No Brasil

Desde que foi desenvolvida no Brasil até agora, a história da arquitetura contemporânea apresenta em seu conceito a volta de linguagens projetais fortemente comprometidas com uma reintegração do racionalismo, que seria a base do Movimento Moderno, com tendências minimalistas. No entanto, de outra forma também é possível ter uma busca de ideias e soluções voltadas à questão de conforto ambiental aliado a processos de racionalização da construção.
A arquitetura atual não possui linguagem única e cada escola faz parte de um conjunto que reinterpreta a arquitetura passada, por meio da releitura do significado que os elementos desempenhavam ou de seus próprios estilos. Com isso, esses novos elementos são introduzidos, mas sem serem obrigatórios em todas as formas de expressão. Existem diversos arquitetos brasileiros que são destaques nacionais hoje em dia com a sua arquitetura contemporânea. Alguns exemplos desses profissionais:

Marcio Kogan

Marcio Kogan é um dos nomes mais destacados da arquitetura contemporânea brasileira. As características de suas obras são de uma plasticidade impressionante pela leveza, simetria, refinamento, praticidade e beleza.
http://www.galeriadaarquitetura.com.br/Blog/post/a-arquitetura-contemporanea-brasileira

Arthur de Mattos Casas

A arquitetura brasileira de Arthur Casas faz história tanto com projetos residenciais como comerciais, por meio de formas que lhe são bastante características. O conceito de sua arquitetura de interiores é marcado pela contraposição entre a essencialidade racionalista e esparsos sobressaltos decorativos, sutilmente proporcionados pelo uso de madeiras texturizadas.

http://www.galeriadaarquitetura.com.br/Blog/post/a-arquitetura-contemporanea-brasileira

O que torna o arquiteto contemporâneo é a mistura dos materiais utilizados nas obras, como vidros, madeiras e concretos, tudo na mais perfeita sincronia, dando ar de leveza em seus projetos. Sempre com funcionalidade, amplos espaços, linhas retas e se preocupando com a sustentabilidade.


0 comentários

Postar um comentário