domingo, 30 de agosto de 2015

Imigração Árabe no Brasil


     A imigração Árabe no Brasil começa em fins do século XIX quando os imigrantes árabes começaram a desembarcar no País. No início do século XX, esse fluxo imigratório cresceu e passou a se tornar importante.A maioria é de origem libanesa, enquanto o restante é, predominantemente, de origem síria.
O Imperador D. Pedro II, após efetuar uma viagem diplomática ao Oriente Médio, mostrou-se fascinado pela cultura local e pela cordialidade do povo árabe. Consta que, por meio do Imperador, as primeiras levas de imigrantes árabes foram atraídas para o Brasil.
As primeiras levas significativas de imigrantes árabes começou oficialmente no Brasil por volta de 1880, com uma leva de libaneses. Calcula-se que, até o ano de 1900, chegaram ao Brasil 5.400 árabes. Os problemas socioeconômicos agravados no Oriente Médio no início do século XX fizeram crescer a emigração em direção ao Brasil: no ano de 1920, viviam no País pouco mais de 50 mil árabes.
Diferentemente de outras correntes migratórias, os sírios-libaneses, não vieram para trabalhar em lavouras, começaram a vida, em sua maioria, como mascates e com o tempo se tornavam grandes varejistas e industriais.
A grande maioria dos imigrantes árabes chegados ao Brasil rumou para São Paulo. Na capital do estado, os sírio-libaneses rapidamente formaram uma forte comunidade de comerciantes. Foram os árabes que criaram o comércio popular da rua 25 de Março, hoje o maior centro de comércio do Brasil.

 “A Rua dos Árabes ’’
A concentração árabe na região central de São Paulo, mais especificamente na 25 de Março e ao seu redor  fez com que fosse identificada na cidade como a “rua dos árabes”. E é ao longo das gerações de imigrantes que a presença árabe se mantém marcante na cidade de São Paulo e em outras cidades do país, deixaram suas marcas e fincaram raízes.  
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/empresa-cria-site-so-com-ofertas-da-25-de-marco



Roteiro São Paulo Árabe
O roteiro árabe inclui edifícios históricos como a Catedral Metropolitana Ortodoxa, a Mesquita Brasil, a Sala Árabe do Club Homs e a fábrica de alimentos e loja Maxifour, e um almoço na Casa Líbano.
predominantemente
http://www.enigmasespirituais.com/news/igreja-ortodoxa-oriental/
http://circulandoporsaopaulo.blogspot.com.br/2013/08/igrejas-de-sao-paulo-catedral-ortodoxa.html
http://wikigogo.org/ru/306058/
http://travel.detik.com/read/2015/07/06/161016/2961666/1520/seperti-apa-masjid-di-brasil
http://www.casalibano.com.br/sobre-nos/

     
Integração na sociedade
Os árabes foram um dos grupos de imigrantes que menos sofreram para se adaptar ao Brasil. Em sua maioria árabes-cristãos, os imigrantes não encontraram uma realidade religiosa divergente. Além disso, encontraram no Brasil uma sociedade extremamente miscigenada, e acostumada com a diversidade étnica.
 
Influências
Os árabes trouxeram para o ocidente o conhecimento de novas espécies vegetais, tais como o arroz, a cana-ade-açúcar, o algodoeiro, a laranjeira, o limoeiro, a alface e a amoreira.
Trouxeram também conhecimentos científicos: entre eles os algarismos arábico e a álgebra     (do árabe al-jabr) além do ácido sulfúrico e do álcool.
 
Artes Árabes
A dança do ventre ganhou visibilidade no Brasil na virada do século XXI. Apresentando-se como um misto de feminilidade e de religiosidade, essa dança conquistou muitas praticantes em nosso país.

Influência Árabe na língua Portuguesa 
De entre os vocábulos que os árabes legaram à língua portuguesa, a grande maioria é facilmente identificável, pois começa pelos prefixos al-, az-, as- (correspondentes ao artigo definido árabe o) ou od- (que significa rio). Talvez a sua presença seja mais notada na toponímia, mas em todas as áreas do saber existem, em português, termos derivados do árabe, testemunho da sua passagem pelo território português durante perto de cinco séculos.
 
Algumas palavras da língua portuguesa de origem Árabe:
Açougue (assok), açúcar (assukar deriva do Sanscritoçarkara, grãos de areia), alcateia (alkataia, rebanho), álcool (alkohul, coisa subtil), alface: al-khaç,Alfândega: alfunduq, algarismo, álgebra, algodão (alkutun), café, chafariz, damasco, garrafa (garrafâ, frasco bojudo).

 Gastronomia
Aqui no Brasil a culinária Árabe é conhecida pelas esfihas e quibes, que agrada nove entre dez brasileiros de todos os cantos do país. Outros pratos comuns são: quibe cru, beirute, coalhada seca, charuto de folha de uva e de repolho, abobrinha recheada, arroz com lentilhas, arroz marroquino, berinjela recheada.
, de 
 
http://temperartee.blogspot.com.br/2012/05/esfiha-de-carne-aberta.html

 
http://receitasdeboloafrango.com.br/receita/quibe-frito-recheado.html

 
http://www.receita-agora.com.br/receita-itens/receita-de-kibe-cru/

 
Ninho de Nozes 
Ingredientes:
1/2 kg. de macarrão tipo cabelo de anjo (aletria)
2 xícaras (chá) de manteiga derretida
1 xícara (chá) de nozes picadas Calda
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar cristal
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira
1 colher (chá) de água de rosas
1 colher (chá) de suco de limão
Modo de preparo:
Rendimento: 10 Unidades. Tempo: 2 hs. Dificuldade: Elaborada. Cozinhe o macarrão em água fervente por 1 minuto, retire do fogo e passe por água gelada. Estique a massa em uma superfície limpa e seca e enrole ao redor do fundo de um copo, moldando ninhos. Coloque em fôrmas para empada grande, pincele com a manteiga e coloque as forminhas dentro de uma assadeira. Leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora ou até dourar. Retire do forno, escorra o excesso de manteiga e recheie com as nozes. Deixe esfriar. Misture a água, o açúcar, a água de flor de laranjeira, a água de rosas e o suco de limão em uma panela. Leve ao fogo baixo, sem mexer, por 20 minutos ou até formar uma calda espessa. Regue o doce e deixe esfriar. Sirva em temperatura ambiente regado com mais calda.
origem 
 



http://tudogeladeira.com/noticia/receita-ninho-de-nozes.html

domingo, 23 de agosto de 2015

Imigrantes Poloneses

Em outras postagens aqui no blog já mencionamos como o Brasil tem uma diversidade cultural imensa por recebermos imigrantes de todo o mundo, nesta postagem sobre a Polônia o objetivo é vocês conseguirem compreender o motivo que os fez imigrarem para o Brasil, além disso servirá também como uma reflexão dos demais povos que imigraram pelos mesmos motivos dos Poloneses, e também devem considerar a cultura incrível que deixaram para nós Brasileiros.

1914 Primeira Guerra Mundial

Devido a invasão do Império Russo e Alemão, a Polônia somente conseguiu conquistar sua independência no final da Primeira Guerra Mundial em 1918. Duas décadas depois, em setembro de 1939, a Segunda Guerra Mundial começou com a invasão da Polônia pela Alemanha nazista e a União Soviética. Mais de seis milhões de cidadãos poloneses morreram na guerra e também causou um grande impacto econômico.

Soldados alemães observam cadáveres de cavalarianos poloneses mortos em combate em setembro de 1939
Setembro de 1939, alemães invadindo a Polônia
Imigração

Nos anos 1887-1890, se destina à constituição de núcleos coloniais na região Sul do Brasil para o trabalho nas fazendas de café de São Paulo. A imigração de Poloneses de fato foi em virtude da crise geral provocada pela instabilidade política e econômica, resultado das guerras, e devido a isso deu origem a imigração em massa no Brasil. A imigração polonesa no Brasil foi o movimento migratório ocorrido para o Sul e Sudeste do Brasil. Atualmente, estima-se que haja 1,5 milhão de descendentes de polacos no país. É a segunda maior população de ascendência polonesa no mundo, depois dos Estados Unidos.

Imagem relativa à imigração polonesa no estado do Paraná, Brasil.

Memorial Polonês

Devido a imigração foi inaugurado em 1980 em Curitiba um Memorial da imigração polonesa que é um museu ao ar livre, composto por sete casas construídas com troncos de pinheiros encaixados, típicas da imigração polonesa. As casas abrigam um museu de móveis e utensílios domésticos utilizados pelos imigrantes (como a pipa de azedar repolhos), a capela de Nossa Senhora de Czestochowa, um quiosque para a venda de artesanato e produtos típicos, e espaços para eventos e exposições.
Além desse Ponto Turístico incrível na cidade de Curitiba, que marca a passagem desses imigrantes aqui no Brasil, na Polônia apesar da enorme destruição causada no país pela Segunda Guerra Mundial, a Polônia conseguiu preservar grande parte da sua riqueza cultural. Há no país 14 lugares inscritos na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, além de outros 54 Monumentos Históricos que recebem turistas do mundo inteiro. E atualmente, a Polônia é considerada um país com um desenvolvimento humano muito alto.























Culinária da Polônia
“A culinária da Polônia é rica e substancial”

  • Cogumelos, beterraba, batata e repolho quase todos os pratos vão algum desses ingredientes
  • O requeijão é muito usado em sobremesas como tortas doces ou em qualquer outro prato doce.
  • O vinagre e o limão são usados em sopas e sucos.

A diversidade na culinária polonesa é surpreendente, os ingredientes são comuns, usados até mesmo por nós Brasileiros, porém os poloneses são ousados na culinária e utilizam esses ingredientes em pratos incomuns, o que torna tudo tão incrível!

Receita de Chucrute


 Curiosidade

Quando chegaram, os imigrantes poloneses começaram a desmatar e plantar. O repolho era fartura e era conservado em pipas de madeira ou potes de barro, os quais eram deixados macerando com sal. 


Concluindo, não somente os Poloneses, mais todos os povos imigrantes deixaram uma cultura para nós, e devemos respeitar todas elas, pois somos privilegiados por isso!

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Imigrantes

Não é novidade que nosso curso Técnico em Guia de Turismo é voltado a cultura, em uma das aulas com nosso docente Fabrício Medeiros fizemos pesquisas sobre imigrantes no estado de São Paulo, todas as pesquisas foram ricas em informações que muitos desconhecem. O Brasil é um pais rico em cultura, temos uma forte ancestralidade, pois inicialmente somos a mistura de Portugueses, Índios e africanos.
Em tempos de guerra, mais precisamente na Primeira Guerra Mundial o Brasil recebeu vários imigrantes de vários locais do mundo como Italianos, Japoneses, Dinamarqueses, Árabes, Poloneses e muitos outros e devido a isso o Brasil é considerado o pais de todos e graças a todos esses imigrantes, temos um país de cores e sabores, um povo lindo com uma cultura diversificada e de grande valor histórico. 


    Na imagem o fundo verde foi substituído por algumas bandeiras de alguns países cujo povos imigraram pro Brasil

Continue nos acompanhando pois nas próximas postagens iremos escolher dois países com influência no estado de São Paulo, para abordar o motivo da imigração, costumes e a culinária!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Capoeira





Tivemos a oportunidade de lutar capoeira na Escola de Capoeira Raiz de Angola, foi uma experiência super bacana, pois a maioria dos alunos nunca tiveram oportunidade de praticar. Entretanto o Mestre Zequinha esta disponível somente no período da noite, ou seja, infelizmente nossa aula não foi com o Mestre, na verdade foi com nosso professor Fabrício Medeiros entretanto ele é aluno do Mestre há 19 anos, os golpes que foram passado na aula são coisas básicas da capoeira, pois o maior objetivo foi ressaltar a cultura que esta muito presente na decoração da escola.


Escola de Capoeira Raiz de Angola





Decoração
"Como havíamos ressaltado a decoração é cheia de cultura" 

  • As paredes foram decoradas com muitos quadros, e neles estão presentes as memórias de grandes Mestres da capoeira e também há varias fotos dos alunos que já passaram no local ou que ainda fazem aulas com o Mestre.
  • Há também algumas informações sobre eventos que os alunos da escola já participaram, e de eventos que aconteceram. 
  • Alem disso os instrumentos musicais pendurados na parede é uma forte característica da capoeira. 
Curiosidades
  • As aulas ocorrem de segundas, quartas e sextas-feiras com o Mestre Zequinha, e de Terça e Quinta com um professor cujo treinamento foi com o Mestre.
  • Os horário das aulas é das 19h30m as 21h
  • Há um custo no valor de R$70,00 reais para os participantes, cujo valor é para a conservação dos instrumentos musicais e investimento para apresentações
  • Todas as ultimas sexta-feira do mês é aberto ao publico 
  • A escola se localiza na cidade de Piracicaba na Rua Alferes José Caetano nº395, piso superior no bairro centro.
 Porque lutar capoeira?
  • A capoeira é a única luta que mistura dança acrobacias e música.
  • Trabalha a alto confiança, sabedoria, agilidade e força.
  • É a unica luta com golpes diferenciados.


sábado, 1 de agosto de 2015

Guia de Turismo x Guia Turístico

Há uma grande diferença entre esses termos!

Há muitas pessoas que fazem confusões entre a diferença de Guia de Turismo e Guia Turístico, pois "Guia Turístico" é o mapa ou roteiro impresso, e Guia de Turismo é o profissional com credencial e cadastrado no Ministério do Turismo (Cadastur). Logo abaixo terá duas imagens como exemplo, a primeira referente a um Guia Turístico e a segunda imagem referente a credencial de um Guia de Turismo.


Guia Turístico


Certificado Cadastur


Obs: o crachá do Guia de Turismo é de uso obrigatório, e deve constar as mesmas informações do certificado.