segunda-feira, 22 de junho de 2015

Interculturalidade (Parte I)

A primeira aula do terceiro módulo do curso, foi referente a Pluralidade Cultural, com o Professor Fabrício Medeiros, ele nos pediu para levarmos instrumentos musicais que sabemos tocar e apresentar aos colegas de sala a origem do instrumento.
O primeiro a se apresentar foi o professor, que nos apresentou a vários instrumentos relacionados a capoeira, como, Berimbau (Caxixi, Baqueta, Dobrão), Atabaque, Agogô (feito de metal e de casca de castanha) Pandeiro, e o Reco-reco.


Origem dos instrumentos
  • Berimbau: O Berimbau é um instrumento de percussão de origem Africana, é um instrumento usado tradicionalmente na capoeira para marcar o ritmo da luta, e para tocar o instrumento é necessário a utilização do Caxixi, baqueta, dobrão ou pedra.
  • Atabaque: É um instrumento Afro-Brasileiro pode ser tocado com as mãos, ou com duas baquetas, geralmente usado em kits de percussão em ritmos Brasileiros como samba e o axé.
  • Agogô: Há dois tipos de Agogô, um deles é formado por casca de castanha e o outro é formado por um único ou múltiplos sinos de ferro.
  • Pandeiro: O pandeiro faz parte da história musical popular Brasileira sendo o instrumento mais apreciado por conseguir reproduzir um som grave.
  • Reco-reco: O instrumento também é conhecido como raspador no Brasil, e há dois tipos de Reco-reco o de madeira de origem Angolana e o de aço de origem Brasileira.

Após o professor nos apresentar a esses instrumentos e suas origens que muitos não haviam conhecimento, foi a vez dos alunos, e o primeiro a se apresentar foi o Leandro Lima, ele nos apresentou ao instrumento Ukulele.

  • Origem do Ukulele: É um instrumento do Hawaí, basicamente é uma variação do cavaquinho há pouca diferença entre os dois instrumentos, que seria no tamanho e afinação pois a sonoridade do Ukulele é mais suave.
Após o Leandro Lima foi a vez da Alice Ribeiro que nos apresentou ao instrumento Bongô, ela nos contou sua origem porém não sabia como tocar então nosso professor Fabrício Medeiros nos mostrou como tocar o instrumento pois já havia conhecimento do instrumento, porque a forma de tocar é semelhante ao Atabaque.



  • Origem do Bongô: A origem do instrumento é incerta mais há controvérsias que a origem pode ser do Egito, é composto por dois pequenos tambores unidos entre si, um dos tambores tem um diâmetro um pouco maior que o outro.

Após a Alice Ribeiro foi a vez do Mario Henrique, que nos apresentou a sua Guitarra e nos contou sobre sua origem e também tocou um pouco o instrumento.



  • Origem da Guitarra: Assim como o Bongô a origem da Guitarra é incerta há controvérsias que é de origem Espanhola, porém dizem que é uma versão de dois instrumentos, o Ud que é popular no Oriente Médio e o Cozba que é um instrumento Romano.

Não foram todos os alunos que levaram instrumentos musicais, mas todos tivemos a oportunidade de tocar todos os instrumentos quando o professor fez uma dinâmica com os alunos e ensinou brevemente como tocar , e após esta aula cheia de cultura e música e cheia de informações, com certeza é um incentivo para aprender a tocar algum instrumento não somente pelo som e também pela sua origem.

0 comentários

Postar um comentário