Entrevista por: Alice
Guia de Turismo: Natan
Guia Local - Campos Do Jordão
4 anos de carreira
1- Como é trabalhar com turismo no Brasil?
- Trabalhar com turismo no Brasil é bem bacana, eu gosto até porque o pessoal brasileiro que viaja é bem animado, é bem bacana pra trabalhar mas ao mesmo tempo a política do ministério do turismo peca um pouco em questão de estrutura, sinalização pra deficiente, é meio complicado, tem muitos locais no Brasil que tem estrutura ótima mas em compensação tem locais que é péssima a estrutura,local muito bacana com uma ótima estrutura é a cidade de Socorro no interior de São Paulo e também Foz do Iguaçu, são duas cidades que tem potencial forte então da pra ir com um grupo de cadeirantes, deficientes visuais, é bem bacana mas no restante isso torna um pouco complicado.
2- Você já guiou pessoas com necessidades especiais? Como foi a experiência?
- Grupo grande não, já guiei assim no grupo de 30 pessoas ter 2 deficientes visuais, então a experiência foi legal porque eu falava pro pessoal, por exemplo: olhem a direita aquela casa tem isso, isso e isso.., mas o deficiente visual não vê aquilo então ele é mais auditivo, ele é totalmente auditivo do que visual, então você tem que passar uma informação sonora muito boa pra que ele possa compreender o que eu to mostrando para os demais, então você tem que tomar muito cuidado com o que fala, a expressão que fala, calma, tranqüilidade para mostrar pra ele também segurança e firmeza e isso você só consegue mostrar pelo tom de voz.
3- Qual público mais fácil de lidar?
- Terceira idade, exige muito cuidado, porem são educados e simpáticos e nos respeitam melhor, é um povo carente e querem atenção.
4- O guia utiliza muito cartografia (mapas, gps..)?
- Antigamente usava mais, hoje em dia com ajuda da internet, dando dicas não usa tanto. Mas acaba usando.
5- Quanto tempo trabalha com turismo? Foi difícil começar nessa profissão?
- 4 anos. No meu caso não foi difícil porque a minha cidade é uma cidade receptiva e atuo como guia local, mas no começo até você se ter auto confiança da um friozinho na barriga.
6- Qual segmento do turismo você gosta mais? Por que?
- Cultural e lazer. Cultural porque é uma forma de abrir a mente do passageiro. Lazer porque é uma forma de eu me beneficiar também do trabalho.
7- É uma profissão estável?
- 90% são autônomos. Na mesma hora que tem serviço pode não ter, e depende muito da cidade que atua, Poços de Caldas por exemplo tem mais de 50 guias e apenas 3 são credenciados. Minha cidade somos 40 guias e temos apenas 5 clandestinos e as vezes eles trabalham mais que nós que somos formados.
8- Precisa faculdade ou apenas curso técnico?
- Guia de turismo é apenas técnico em guia de turismo.Tem faculdade que não autoriza ser guia de turismo e sim apenas turismólogo.
9- Você já guiou crianças? Qual a dificuldade desse público?
- Já sim.Dificuldade maior é você ser líder mas não deixar parecer que você é ignorante ou grosso até porque caso eles interpretam de outra forma os pais reclamam de nós.
10- É uma boa profissão pra seguir? Gratificante?
- Tem que gostar, ser paciente e muito simpático, isso é principal, e ser mente aberta também nunca se sabe público que vai atender,e sim bem gratificante.
Pagina do guia no Facebook: Natan Guia De Turismo Campos Do Jordão
0 comentários
Postar um comentário