quarta-feira, 3 de junho de 2015

Entrevista com um Guia de Turismo

No meio do segundo módulo do curso, o Professor José Gotardo nos propôs a entrevistar um guia de turismo e nos indicou o site do Cadastur, pois todos os guias com credencial tem um registro no site.

Guia de Turismo: Gustavo Santos

Entrevista por: Marcela Oliveira

1. Há quanto tempo exerce a profissão?


Há mais ou menos um ano


2. Como foi seu primeiro guiamento?



 Foi tranquilo, mas me jogaram na fogueira (risos) pra guia 11 pessoas sozinho na Serra  do Lopo, porém era um local que eu conhecia bem, só fiquei um pouco nervoso com a parte do tratamento com o publico.




(Serra do lopo é divisa de MG com SP extrema e Joanópolis e o acesso mais tranquilo segundo o Guia de Turismo Gustavo Santos é por Extrema)

3. Você só faz guiamento no estado de Minas?



Não, eu moro em SP, guio SP, MG e RJ e logo pretendo guiar Paraná e no ES, na verdade eu estou me profissionalizando agora, terminando o curso para poder me credenciar.

4. Se você ainda esta fazendo o curso, como você consegue guia sem credencial?



Comecei a fazer alguns serviços ajudando uma empresa, guiando a galera na cidade local e no Rapel. Hoje eu tenho a minha agência e organizo os roteiros, fecho os pacotes, vendo e guio.

5. Sua agência tem o foco somente para Turismo de Aventura, ou é disponível outros tipos de turismo?



Só turismo de aventura e trip pra lugares mais natureza.

6. Como você se interessou pela profissão?



Me interessei quando comecei a viajar, comecei a sentir falta da estrada e da natureza até não conseguir mais ficar trancado em um escritório.

7. Qual guiamento que você fez que mais marcou a sua profissão?



É uma pergunta difícil de responder, já guiei em vários lugares bacana, mais acho que na Serra do lopo pois foi lá meu primeiro guiamento e também a viajem de estréia da minha agência.

8. Cartografia é necessário na profissão?



São sim, pois ajudam a ler mapas, saber a distância dos lugares e rotas alternativas. Tudo bem que hoje em dia o Pai Google dá tudo (risos), mais é bom saber ler mapas.

9. Você tem dificuldade em ler mapas?



Não sou muito bom, sei o básico pra me virar, mais se tiver escala já da uma ajuda monstro.


10. Você já se perdeu com um grupo e precisou ler mapas para encontrar uma rota alternativa?


Não! eu não levo mapas nos guiamentos que faço, pois sempre que vou fazer um guiamento, procuro saber informações antes com alguém que conhece o lugar pra aprender o roteiro, para que não ocorra imprevistos.


Pagina da agência no Facebook: Rock & Roots Adventure

0 comentários

Postar um comentário