No curso Técnico em Guia
de Turismo é obrigação dos alunos cumprir a carga horária das Viagens Técnicas
(VT), caso contrário o mesmo não recebe sua credencial. Toda VT há funções
técnicas que são divididas pelo número total de alunos, e para não haver
injustiça sorteamos na sala de aula, lembrando que não é permitido o aluno
repetir a função em outra VT para não tirar a oportunidade de outros praticar a
função.
A quantidade de função
depende muito do roteiro, e vale lembrar que estamos em treinamento e as
funções são divididas e sorteadas por causa do grande número de alunos,
entretanto, a realidade é que todas elas são executadas por apenas uma pessoa,
e o Guia de Turismo precisa ter muita agilidade para executar todas e estar
três passos à frente do seu grupo, por exemplo, se o almoço está agendado para
as 13h, tenha certeza que o Guia está negociando a reserva do grupo a pelo
menos 1h antes para não haver atraso e complicar a gestão de tempo.
Check list do ônibus: Junto com o
Motorista o Guia deve avaliar o veículo, certificando que está em condições
para a viagem, é interessante anotar o que possui no veículo, por exemplo,
sinto de segurança, saídas de emergência, microfone, frigobar, monitor, e entre
outros, porque vale a pena ressaltar com os passageiros o que possui no veículo, dando ênfase na segurança, e se é permitido all no WC.
Recepção dos paxs: É uma checagem que o Guia deve fazer
com todos os passageiros antes de entrar no ônibus, certificando que todos
estão com o documento de identidade que é obrigatório
Bus list: É uma lista com o nome, RG e a numeração
da poltrona dos pax.
Etiquetagem: Para não ter problemas com malas trocadas, é
importante a etiquetagem, normalmente são duas etiquetas numeradas, uma fica
colada na mala com os dados do dono (RG, Nome, endereço e telefone) e o outro
papel fica com o passageiro que deve apresentar quando for retirar a mala no
bagageiro do ônibus.
Refeição: O
aluno sorteado deve encontrar um local bacana com um preço acessível para a
realização da refeição, normalmente é negociado cortesia para o Guia de Turismo
e o Motorista.
Roteiro: É
a elaboração do roteiro, desde a escolha dos pontos turísticos, rodovias e
rotas, e o Guia de Turismo deve ficar atento com a gestão de tempo.
Bordo Sólido / Liquido / Lixo: O primeiro servido é
sempre o Motorista, pela parceria e também para amenizar as chances de
acidentes, se o Motorista souber que o Guia está servindo o bordo o mesmo reduz
a velocidade. É importante começar pelo passageiro sentado ao lado da janela, e
o bordo liquido sempre deve ser servido na metade do copo plástico para não
derramar, e nunca toque na borda mesmo usando luvas ou com as mãos higienizadas,
e não esqueça de passar com o lixo para manter o ônibus limpo e evitar que os
turistas joguem no chão na parada técnica.
Parada técnica: se a viagem tiver duração de 2 horas ou mais é obrigatória a parada técnica, que normalmente é feita nos autos postos de combustíveis, e é importante checar se na rota tem algum posto com capacidade de atender a quantidade dos paxs.
Check in / roomlist: Quando é feito o check in no hotel é obrigatório um roomlist que é a organização com os dados de todos os passageiros que vão dividir o quarto, sempre verifique com a agência as reservas, pois isso pode evitar conflitos para ambos. Fique atento se tiver algum menor de idade sem acompanhante, pois a hospedagem de menores é aceita apenas com a autorização dos pais autenticado em cartório.
Recreação: É realizada algumas dinâmicas com os passageiros para animar a viagem
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