sábado, 30 de maio de 2015

Primeiros Socorros



(imagem; http://www.visualrponline.com.br/)

No começo do segundo módulo do curso Guia de Turismo, tivemos aulas de primeiros socorros com o Professor Benedito dos Reis Neves que é ex-bombeiro aposentado, ele nos auxilio da melhor forma de como devemos proceder para ajudar qualquer pessoa ferida.


Primeiros Socorros

  • São os atendimentos imediatos e provisório por qualquer pessoa fora do ambiente hospitalar até que se possa colocar a vitima aos cuidados médicos com objetivo de diminuir a dor da vitima e morte.

Inicialmente
  • O prestador do socorro deve se manter calmo(a), Pois se houver pânico o que será da vitima?

Analise primaria
  1.  Fazer a segurança do local
  2.  Ligar para o SAMU 
  3.  Se apresentar e perguntar se pode ajudar a vitima consciente, se ela negar ajuda você não pode seguir com o procedimento e caso a vitima estiver inconsciente deve ser feito o socorro pois se não for feito é omissão de socorro.
  4.  Checar os sinais vitais e apalpar a vitima para ver se não há fraturas, hemorragias ou queimaduras.
  5. Fazer o procedimento de imobilização em caso de fratura, ou estancamento para hemorragia e enfaixar com um pano molhado em casos de queimaduras e se não houver sinais vitais fazer a RCP (Reanimação Cardio-pulmonar).
                       (imagem; http://www.visualrponline.com.br)

Muitas pessoas são precavidas e possui um kit de primeiros socorros no carro ou em casa, o que é muito recomendado, pois será muito útil se caso houver algum acidente, logo abaixo há alguns itens que compõe o kit.

  • 3 embalagens de curativos
  • 1 embalagem de band-aid
  • 3 embalagens de compressas ou gazes
  • 1 embalagem de algodão, 1 rolo de fita adesiva e 4 ataduras
  • 1 termômetro, 1 pinça e 1 tesoura sem ponta
  • 1 frasco de soro fisiológico, e 1 frasco de Iodopovidona
  • Luvas descartáveis.

Obs: O kit completo sai aproximadamente entre R$50,00 à R$100,00 reais.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Gestão de Tempo

No segundo módulo tivemos aulas de gestão de tempo com o professor Fabrício Medeiros, aprendemos a importância da gestão de tempo na profissão de Guia de Turismo e como gerenciar o tempo nos roteiros de viagens.

Gestão de tempo profissionalmente

  • Na profissão de Guia de Turismo gerenciar o tempo é muito importante por causa do roteiro da viajem, pois, é preciso ter pontualidade para seguir com os horários programados do roteiro e o Guia precisa determinar o tempo que o grupo irá gastar naquele local para não perder tempo no próximo atrativo.

Gestão de tempo na vida pessoal

  •  As aulas ajudou na compreensão não somente na gestão de tempo na vida profissional, pois gestão de tempo na vida pessoal é necessária para conseguirmos administrar nosso tempo no dia a dia, e concluirmos nossos compromissos podendo aproveitar o tempo de uma boa maneira, pois tempo não podemos renovar e nem estocar, e todo mundo tem a mesma quantidade para usufruir, e se soubermos administra-lo na vida pessoal isso colabora para ser um profissional melhor.

    Com base nas aulas de gestão de tempo fizemos um roteiro de sete dias onde calculamos a distância da pousada até o ponto turístico e quanto tempo um grupo de 40 turistas leva naquele ponto turístico, a atividade foi bem interessante e ajudou a desenvolver a questão de gerenciar o tempo na profissão.

    segunda-feira, 11 de maio de 2015

    Meios de Hospedagem

    Hoteis possui serviço de recepção e quartos com as principais necessidades do viajante. Para a escolha certa é preciso pesquisar qual hotel se adéqua melhor para você e suas necessidades. Hospedar-se em um hotel é uma das coisas mais confortáveis e agradáveis para alguém, por oferecer conforto e segurança.

    Definição de Hotel: Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária.

    Categorias

    Hotel executivo: Normalmente localizado em áreas centrais ou nas proximidades de aeroportos ou rodoviárias. Costumam ter áreas para reuniões, normalmente é fornecido jantar. Seu maior fluxo é durante a semana.

    Hotel de Lazer: A maioria dos hotéis na atualidade possui equipamentos de lazer como piscina, sauna, salão de jogos, entre outros. Buscam sempre inovar para todos os tipos de públicos. Sempre localizados em áreas próximas de pontos turísticos ou de lazer.

    Resort: Normalmente quem procura se hospedar em resort tem a intenção de não sair do local, justamente por isso a maioria se localiza em lugares mais afastados. Em um resort tem tudo que você precisa e muito mais. Resort é basicamente um hotel de lazer, localizado fora dos centros urbanos, com áreas próprias para diversos tipos de entretenimento aos hospedes.

    Pousada: Com preços mais atrativos e atendimento personalizado. Geralmente construídas na horizontal com no Maximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs, ficam em pequenas cidades turísticas e contam com recepção, café da manhã, e muitos atrativos.

    Hotel Fazenda: Meio de hospedagem localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo.

    Cama e café (mais conhecido como Bed and Breakfast): Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida (muito usado na Europa).

    Hotel Histórico: Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. 

    Flat/Apart Hotel: São constituídos por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.

    Albergue: Quarto e Banheiro coletivo. Melhor meio de hospedagem para quem viaja sozinho, pois seu custo é baixo e, além disso, você conhece outros viajantes e adquire conhecimentos.

    Outros tipos de hospedagem

    Hospital: A diferença do hospital para os outros diversos tipos de hotéis é que procuramos ele quando não estamos nos sentindo bem, ao contrario dos demais. Em um hospital ainda é fornecido recepção, alimentação, limpeza e arrumação do quarto e em alguns, recreação, apenas de formas diferenciadas.

    Presídio: Sim, apesar de que ninguém imaginava presídio é outro meio de hospedagem., possui atendimento de recreação, alimentação e outros.

    Os cinco sentidos
    Existem técnicas usadas nos hotéis para lucrar muito mais sem o hospede perceber

    Paladar: muitas vezes quando o hospede não faz pedido de quarto ou não frequenta o restaurante, lhe mandam uma pequena porção de entrada. O hospede pensa que é apenas um agrado, mas na verdade é que na maioria das vezes o hospede sempre faz mais pedido.

    Olfato: Normalmente o hotel tem um cheiro neutro, para evitar alergias ou incomodo. Nos quartos tem um cheiro agradável, para os hospedes se sentirem mais confortáveis e relaxados. Outra técnica é que em horários de refeição, abrem a porta do restaurante para chamar atenção dos hospedes. Hotel mais modernos tem um dispositivo dentro dos quartos que libera esse cheiro.

    Audição: Assim que se chega nos hotéis há uma musica de fundo, isso deixa o ambiente mais agradável e confortável. Em alguns hotéis tem dentro dos quartos também.

    Visão: A visão vai ser o sentido mais aguçado, pois em tudo que é feito ou colocado no hotel é para agradar a visão, desde comida servida quanto um quadro na parede.


    Tato: Geralmente as toalhas são sempre macias e as cobertas confortáveis. Além disso as pessoas adoram ter uma recordação de viagens e dão muito valor para algo que possam apalpar e mostrar para amigos e familiares. Em muitos hotéis ao check out o hospede ganha uma lembrança com a marca do hotel, pode ser uma caneta, uma agenda, chaveiro entre outros milhares, o suvenir depende muito da classificação do hotel.